top of page
  • Foto do escritorDany Rocha

Mês do Horror - Resenha Psicose (Robert Bloch)

Olá literamorzinhos.. Tudo bom? ;) Mês temático, a gente faz como? Corresponde as expectativas e faz leitura temática, postagem temática e deixa tudo de acordo.



A leitura da vez é Psicose. Quem não leu ao menos já ouviu falar ou assistiu alguma adaptação da obra, pois é muito conhecida e possui adaptações de muito sucesso.

Aqui estão duas edições da Darkside dessa obra íncrivel:


Então, vamos literalizar?

Quando resolvi ler Psicose, tive um pouco de receio por já ter assistido a série Bates Motel que é uma das adaptações dessa obra e achei que não me prenderia por já conhecer a história. Mesmo assim iniciei o livro e valeu a pena.

Psicose, em resumo, se inicia quando uma moça rouba 40 mil dólares e foge para casar com o namorado. No caminho, ela se perde e acaba parando no Bates Motel, um motel de beira de estrada gerenciado por Norman Bates. Ela entra em contato com Norman Bates, aparentemente apenas um homem estranho com uma relação conturbada com a mãe e não dá para falar mais sem dar spoilers, haha.

A leitura foi bem rápida e fluida, sem enrolações, o clima criado pela narrativa do autor traz sensações quase visuais e sentimentos muito ruins, por vezes nos sentimos confusos ou não entendemos bem o que está acontecendo, mas então logo depois voltamos ao eixo, achando que está tudo esclarecido e conhecemos perfeitamente os fatos.

Mas quando eu realmente me apropriei do que estava rolando foi para perceber que Norman Bates não é um narrador confiável e saber dos fatos por ele é o que nos deixa confusos porque aos poucos vamos tendo dicas de que ele tem uma percepção alterada da realidade. E quando percebemos isso, não conseguimos mais confiar em nada que ele nos conta.

O livro é relativamente curto, portanto é difícil falar sobre ele sem atrapalhar uma futura experiência de leitura, mas prende e te surpreende do começo ao fim.

O caso obviamente é resolvido no final quando nos damos conta do que realmente está acontecendo com ele, nos sentimos um pouquinho enganados mas esse não é o primeiro nem o último livro que faz isso então, relevamos.

Aaaaah! Fissurei na história. Foi tão rápido, já acabou, o que eu faço agora?

Calma, calma, calma...

Adaptações é o que não faltam para essa obra, antigas e mais recentes.

A primeira e mais antiga delas é o filme Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock em 1960.


O filme teve algumas sequências, Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986) e Psicose 4 (1990) dirigidos respectivamente por Richard Franklin, Anthony Perkins e Mick Garris.



Os quatro filmes foram protagonizados pelo ator Anthony Perkins, que faleceu 2 anos depois do último filme.



E a mais recente é uma ótima série com 5 temporadas que maratonei muito rápido, Bates Motel. E o que é melhor ainda, está disponível na Netflix, completinha. <3

Poster Season 1

A série é estrelada pelos atores Freddie Highmore e Vera Farmiga que são simplesmente perfeitos em seus respectivos papéis, Norman e Norma Bates.


Poster Season 3

Por último, há um remake muito polêmico de Psicose que data de 1998, dirigido por Gus Van Sant. Mas esse não teve tanto sucesso.


Vocês já assistiram alguma das adaptações? Qual Norman Bates vocês preferem?



E então, gostou? Se interessou? Me digam suas percepções se já leram ou se já assistiram as adaptações. Espero que tenham gostado e vamos esperar por mais, logo logo tem.. ;)

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page