top of page
  • Foto do escritorDany Rocha

Resenha O Misterioso Caso de Styles - Projeto #1 Rainha do Crime (Agatha Christie)

Olá literamorzinhos, vejam só se não é a primeira resenha do Projeto de Leitura #1 - Rainha do Crime, estão empolgados? Eu estou desde que decidi fazê  - lo. Vamos lá então.

Abaixo estão algumas informações sobre a edição em que eu li:



Obra: O Misterioso Caso de Styles

Autor: Agatha Christie

Editora: Best Bolso

Páginas: 199

Resenhado por: Dany Rocha


E aqui estão algumas outras edições da obra: 



Agora, vamos literalizar ...


  Este livro é a primeira obra da incrível "Rainha do Crime", Agatha Christie, de 1920. O livro se inicia com o capitão Hastings, um personagem presente em várias outras obras da autora, sendo dispensado da guerra, com uma licença para tratar ferimentos, quando encontra um antigo conhecido, John Cavendish que o convida a passar um tempo na propriedade de Styles, em Essex, já conhecida por Hastings também.

 Numa aldeia ali perto por coincidência ele encontra seu amigo Poirot, um detetive belga por quem ele nutre grande admiração e nos apresenta a esse personagem que tanto admiramos. Hastings, nos contos e romances que participa, costuma ser para Poirot, como "Watson" é para Sherlock Holmes, nas obras de Sir Arthur Conan Doyle.

  Ao chegar a propriedade John o atualiza das novidades desde a última vez que Hastings esteve por lá e desde o principio Hastings nos conta sobre a tensão do ambiente de Styles e seu pressentimento de que algo ruim aconteceria.

  E é ai que acontece..

  A rica proprietária de Styles, madrasta de John, morre no meio da noite trancada dentro de seu quarto sozinha aparentemente por causa de um ataque cardíaco. Mas os médicos envolvidos, descordam e levantam a suspeita de assassinato por envenenamento. Hastings então lembra - se que Poirot está ali por perto e ele é chamado para investigar o caso, juntamente com os detetives da Scotland Yard, sendo um deles inspetor Japp, que também aparece em outras histórias da Agatha.



  Este livro é muito intrigante, eu constantemente mudava meu palpite sobre quem havia sido o assassino. Um caso com vários suspeitos, dentre eles, o segundo marido, os enteados, empregados e amigos, vários julgamentos, absolvições, um amontoado de pistas falsas e verdadeiras que se misturam e nos confundem até que não sabemos mais o que é real e o que foi forjado. Aparentemente quase todos envolvidos tinham motivos para cometer o assassinato, e chega um ponto em que você desconfia até mesmo dos que não tinham definitivamente motivo algum. Uma história repleta de pequenas tramas paralelas que os personagens encondem e que ao serem descobertas vão justificando e esclarecendo todos os fatos. É uma obra que vale a pena ser apreciada.

  Hastings, por sua vez, grande parte do tempo representa perfeitamente o leitor, que vê as coisas acontecerem e as interpreta de uma forma completamente errada, ficando angustiado quando Poirot oculta e bobo quando ele esclarece suas opiniões sobre o caso.



  A edição do livro em si, nos deixa mais imersivos na história a apresentar alguns mapas de locais importantes para o caso. Ponto positivo 😉



  Uma das adaptações desse livro é o primeiro episódio da terceira temporada da série Poirot, lançado em 1991. Apesar de não ser tão fiel, vale a pena conferir, gosto da atuação dos atores no papel dos personagens principais.



Eaí, o que acharam? Já leram? Gostaram? Sentiram vontade de conhecer? Me contem.. ❤️

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page